Plantas carnívoras

As plantas carnívoras são autênticas predadoras do mundo vegetal.

A mais notável das plantas predadoras de animais é provavelmente, a utriculária, que habitualmente se encontra em regiões tropicais. Desprovida de raízes, cresce em lagoas e regatos de curso lento, à mercê dos diversos ventos e correntes. É uma planta longa e delgada, cujas folhas estão divididas em numerosas secções, cada uma das quais apresenta aproximadamente uma dúzia de pequenas ampolas, as quais constituem as armadilhas para o interior, das quais o insecto é irremediavelmente aspirado e  donde não consegue libertar-se de maneira nenhuma.

Nem todas as plantas insectívoras dispõem de armadilhas de tipo mecânico. Algumas utilizam a técnica do papel apanha-moscas. A flor da drósera da Austrália e da África do Sul, uma planta bela e de aroma agradável, pode ser mortal para qualquer insecto incauto.

O seu centro, semelhante a uma almofada crivada de alfinetes, contém uma goma que prende firmemente qualquer insecto que sobre ela pouse. Seguidamente as cabeças brilhantes de alfinetes dobram-se sobre a vítima, que é total e irremediavelmente consumida pela drósera.

 

[relacionados tag=”insectos,plantas-carnivoras”]

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *