Dica para demolhar bacalhau

Demolhar bacalhau não é difícil, mas há dicas importantes para que o processo seja perfeito e resulte um peixe suculento e apetecível.

Como num bacalhau existem postas grossas e finas, convém salientar que não deverão permanecer na água durante o mesmo tempo. Primeiro tiram-se as finas e deixam-se demolhar as grossas pelo menos mais um dia.

Quanto maior for o recipiente do bacalhau, mais rápido será o dessalgue. A água deve ser o mais fria possível, devendo em climas mais quentes ser colocado o recipiente no frigorífico. Como o sal se vai depositar no fundo da vasilha, é importante que a mesma seja larga e pouco profunda, devendo evitar-se o contacto do bacalhau com o salitre depositado. A pele do bacalhau deverá sempre ficar voltada para cima, de forma que a parte mais clara fique em contacto permanente com a água e o seu sal se solte. Ao contrário a pele ficaria saturada de sal.

Dependendo da quantidade de água é importante mudar a água ao bacalhau periodicamente. Pelo menos duas vezes ao dia é indispensável. O tempo de dessalgue tem a ver com a grossura do bacalhau, mas é costume provar-se a água e ir verificando a quantidade de sal.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *